As pessoas falam do amor como algo pleno, grandioso e simples. Saem por aí falando de como existem alguns poucos sortudos no mundo que conseguem saber o que é o amor e saborear das delicias à dois que o amor tem para oferecer...
Sortudos?? O que?? Isso é praticamente ofensivo!!
Enquanto vocês estavam por aí investindo toneladas em suas carreiras, em seus estudos, ou mesmos em suas deliciosas vidas sociais badaladas, os que hoje vivem um grande amor estavam lá investindo horrores em desconstruir toda a ideia deturpada de amor que esta "maioria", que prefere investir em outra coisa e por tanto não tem muito ideia do que realmente seja amar, fantasiou do amor.
Pois é... Essa "idea" de amor que foi criada é uma puta mentira.
Me responde uma coisa: Sua profissão mega bem sucedida, que é um dos frandes prazeres da sua vida, te dá trabalho? Ah, você não é muito workaholic, né? Tudo bem... pode ser então qualquer coisa que te de muito prazer na vida e que por tanto você faz questão de manter acesa e vibrante em sua vida... Bom, mais exemplos: Sua vida social, seu futebol com os amigos, seu carro, seu salão de belezas,... Enfim... Tudo isso não te dá muito prazer? E também não te dá muito trabalho??
ENTÃO O QUE TE FAZ PENSAR QUE AMAR NÃO DÁ TRABALHO??
O amor que a maioria ensina (e que não leva muitos relacionamentos amoros a serem "bem sucedidos") é o amor mesquinho e pequeno. O amor que eu, você , o vizinho e qualquer outro animal de estimação aprende rapidinho, o amor da "posse", aquele que você aprende a conjugar, simplesmente porque o que é amado é seu, ou porque sente que o que é amado te tem como dele.
A grande mentira! A partir daí vem uma série longuíssima de desastres: Amar é se doar plenamente ao outro, é se entregar totalmente a emoção, é colocar o outro acima de tudo, é ter a relação no ponto central da sua vida, é saber conduzir a pessoa amada ou é saber deixar ser conduzido pela pessoa amada (nem vou discutir os preceitos machistas implícitos), dentre outros vários dizeres que por vezes soam tão extremistas que é mais fácil crer ser sorte do que quer que um ser humano é mesmo capaz de se excluir no mundo simplesmente para amar.
Aí, alguns seres humanos com "tendencias levemente suicidas" estão mesmo dispostos a tal proeza de se excluir no mundo para serem capazes de amar. Só que eles muito comumente, cedo ou tarde, descobrem que aquilo era apenas uma mentira. Então começam a travar uma batalha interna e com a própria vida para entender como pôde aquilo que eles mais acreditaram ser verdade ser apenas parcialmente verdade.
Eis quando os românticos despencam do abismo com a cara no asfalto. Arranhados e muito machucados, olham para si e para o mundo e decidem viver só, mas para eles amor é um dos grandes prazeres da vida, e como muitos não conseguem deixar seus hobbies, eles não veem sentido em deixar de amar, então decidem aprender o que realmente é o amor.
Chega então um momento em que eles aprendem o que é amar, e comumente estão sentindo muita dor neste momento, e é este o momento em que as pessoas começam a sentir inveja e dizer da sorte que eles tem por amar!!
____ SORTE?? TÁ DE BRINCADEIRA, NÉ??!! Eu trabalhei muito para chegar até aqui! E ainda por cima continuo de coração partido. É como se você tivesse falido uma empresa em que depositou todas as suas economias e ainda seus sonhos. Isso não seria considerado sorte para você.
Mas não posso ser ingrata. Devo reconhecer que não é qualquer um que consegue juntar economias para tentar abrir uma empresa, nem qualquer um que consegue coragem para investir em seus próprios sonhos.... ok. Mas ainda acho dizer me sorte, num momento desses um despautério.
Eu trabalhei e continuo trabalhando duro para viver um amor que me traga delícias, prazeres e diferentes sabores para a vida. Talvez foi apenas uma a sorte que tive nisso tudo: A sorte de ter encontrado um alguém, na vida, tão na contra-mão quanto eu, disposta a investir nisso tão abstrato e tão incerto que andamos contruindo juntas. A minha única sorte foi um bom encontro, a minha única sorte é ela. E essa é toda a sorte que precisava para ter coragem de trabalhar duro para viver essa delicia do nosso amor!